• Roberto S Inagaki

Marketing e Vendas: Fechou a proposta... o vendedor some...

Já perceberam que assim que vocês fecham ou renovam um contrato, vendedor/representante simplesmente desaparece.


Dias após dia, semana após semana, o vendedor/representante comercial não dá sossego. Ele não desiste de apresentar as vantagens do produto ou os benefícios da renovação da apólice de seguro, do plano de saúde, do pacote de celular, pacote de dados, da televisão à cabo etc.


Você então decide fechar a compra ou renovar o produto/serviço, então por um passe de mágica o vendedor/representante desaparece sem deixar vestígios. No seu lugar aparece a figura que chamo de “Senhor ou Senhora Só Trabalho Aqui”.


Este ser é desprovido de qualquer conhecimento técnico ou comercial sobre o produto ou serviço que você adquiriu e que terá um prazo contratual de 12 meses para ficar “amarrado”.


Você tenta tirar dúvidas simples sobre o extrato do serviço cobrado ou dos acréscimos de acessórios que você não tinha pedido ou que nem tinha ideia de que existiam (exemplo: pacote de filmes, dados, hospitais, carências, terceiros etc.).

Sua vida como consumidor se torna um inferno, porém aos 11 meses de contrato quem volta a aparecer? O profundo conhecedor do produto, serviço e contrato. O vendedor ou representante. Com suas outras inúmeras vantagens... O que dizer para ele? Escrevam para o blog dando sugestões educadas.


Críticas à parte, eu sempre recomendo os seguintes passos ou etapas para uma reclamação:

1- Entre em contato com o serviço ao consumidor

2- Entre em contato com a “ouvidoria” da empresa

3- Entre em contato com a agência reguladora (tais como: ANATEL, ANVISA, ANAC etc.), anote o protocolo e retorne ao passo 1

4- Registre sua reclamação no site “reclame aqui”

5- Caso a empresa seja certificada ISO 9001, entre em contato com o organismo certificador da mesma


Quanto ao teste de conhecimento colocado no LinkedIn, a resposta correta é:

Onde vive a maioria da população mundial?

A: Países de baixa renda

B: Países de renda média – resposta correta

C: Países de alta renda


Gostou deste post e da proposta do blog? Que tal o Análise Crítica? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre o Análise Crítica, clique aqui. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – LinkedIn.

Patrocinadores:

Qualitas Consultoria é um dos patrocinadores do Blog Análise Crítica
Max Fix é uma das empresas patrocinadoras do Blog Análise Crítica, de Roberto S. Inagaki
Gold Silver é um dos patrocinadores do Blog Análise Crítica
Hidrosilo é patrocinador do Análise Crítica, blog de negócio de Roberto S. Inagaki
Logo Quimlab Soluções em Química.jpg
3DProcer é patrocinador do Análise Crítica, blog de negócio de Roberto S. Inagaki