• Roberto S Inagaki

Comportamento: Precisamos de educação e de pessoas educadas

O atendimento ao público requer pessoas educadas e com educação. O público e o consumidor esperam no mínimo um atendimento educado e o inverso também deve ser verdadeiro.

Várias mídias sociais que fazemos uso atualmente requerem educação
Comportamento - Pessoas educadas e com educação - Pixabay

Caros leitores do blog Análise Crítica.


A internet tem modificado muito a forma com que nos comunicamos, fazemos negócios etc. vocês sabem melhor que eu. Atualmente podemos mandar mensagens para quem nós nem imaginávamos conversar, tais como: cantores, jogadores, apresentadores etc.


A minha interação com este mundo é muito mais como um “observador”. Leio os comentários dos sites de notícias, Instagram de famosos e desconhecidos, canais de Youtube etc. O que me chama a atenção é a forma com que as pessoas escrevem os comentários.


Neste ponto gostaria de fazer um breve parênteses entre educação e

educação. O dicionário dá a definição de ambas:

- Educação: que expressa cortesia, delicadeza; que sabe se comportar tendo em conta as convenções; civilizado.

- Educação: que se educou; que recebeu educação ou ensino formal; instruído, ensinado


A falta destas duas formas de educação tanto para quem consome quanto para quem fornece me preocupa.

Esta falta de educação pode ser percebida também na área de serviços, tais como: lojas, bancos, mercados, meios de comunicação, repartições públicas etc. Isto das duas partes, inclusive uma notícia que me chamou a atenção é um cliente de um banco sendo “descortês” com um atendimento feito por uma “assistente virtual”. É o cumulo!


Fui a uma loja recentemente com minha esposa para executarmos um serviço de custo baixo e a pessoa que nos atendeu foi totalmente neutra (nem educada, nem mal-educada), porém eu fiquei pensando: esta pessoa poderia ter nos oferecido mais produtos se ela tivesse olhado para nós e visto que estávamos interessados em outros produtos também. Ela não fez isto. Ficamos somente com o básico e fomos procurar o produto de interesse em outro lugar.


Será que o futuro do atendimento será somente por “assistentes virtuais”? Assistentes programadas para serem educados em diversas situações?


Gostaria muito que não, pois nós brasileiros temos que retomar o título de povo mais educado e receptivo, vocês leitores não acham?



Quanto ao teste de conhecimento colocado no LinkedIn, a resposta correta é:


A ONU prevê que em 2100 a população mundial terá crescido em mais 4 bilhões. Qual o principal motivo?

A: Haverá mais crianças (com idade abaixo de 15 anos)

B: Haverá mais adultos (com idade de 15 a 74 anos) - correta

C: Haverá mais idosos (de 75 anos ou mais)


Espero que tenham acertado.

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