top of page
  • Foto do escritorRoberto S Inagaki

Normas e Ferramentas: Metrologia ou Meteorologia?

A confusão entre estas palavras diminuiu atualmente (claro que a Meteorologia ficou mais conhecida), mas a metrologia ainda é um campo a ser desbravado pela maioria das pessoas que lidam com os equipamentos de medição (auditores e auditados).

Caros leitores do blog Análise Crítica.


Em 1996 fui responsável por gerenciar a instalação de um laboratório de calibração e ensaios de várias grandezas, entre elas: dimensional, termometria, umidade, pressão, vazão, massa, intensidade luminosa, tempo e frequência etc.; além de manter os padrões industriais de cores e alguns químicos.


Esta tarefa me fez conhecer vários laboratórios nacionais, tais como: Inmetro, NIST, NRC, LNE, BIPM, entre outros.


Uma coisa interessante naquela época era que as pessoas me perguntavam o que eu fazia e eu comentava sobre a “metrologia” e a pergunta seguinte era: vai chover hoje?

No meio industrial pelo menos estas palavras já não trazem mais confusão. A confusão existe quando vejo o pessoal “discutindo” sobre metrologia industrial e os assuntos em torno destes.


Confusões contínuas sobre: calibração, ajuste, rastreabilidade, resolução, critério de aceitação, incerteza da medição, estudos estatísticos etc. Entendo também que as pessoas valorizam muito a complicação. Quanto mais complicado mais valorizado é o profissional que deve resolver o problema.


Gostaria apenas de lembrar que apenas sete grandezas fundamentais (o metro - comprimento, o kilograma - massa, o segundo - tempo, o ampere - corrente elétrica, o kelvin - temperatura termodinâmica, o mol - quantidade de substância e a candela - intensidade luminosa) e mais duas adimensionais (radiano e o esferorradiano) são capazes de chegar às grandezas derivadas. Portanto como complicar com tão pouco?


A definição da palavra metrologia é: “a ciência da medição e suas aplicações” e não a “ciência da complicação e suas formas de discutir durante a auditoria”. Existem várias definições sobre ciências, gostei mais desta: “Conjunto de conhecimentos teóricos e práticos canalizados para um determinado ramo de atividade”.


Caros leitores, convido-os a fazerem uma reflexão sobre a Metrologia. Escrevam caso vocês tenham alguma dúvida.


Quanto ao teste de conhecimento colocado no LinkedIn, a resposta correta é:

Existem hoje no mundo 2 bilhões de crianças entre 0 e 15 anos de idade. Quantas crianças haverá no ano 2100, de acordo com a ONU?

A: 4 bilhões

B: 3 bilhões

C: 2 bilhões – esta é a alternativa correta



Espero que tenham acertado.

Gostou deste post e da proposta do blog? Que tal o Análise Crítica? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre o Análise Crítica, clique aqui. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – LinkedIn.

Patrocinadores:

Qualitas Consultoria é um dos patrocinadores do Blog Análise Crítica
Max Fix é uma das empresas patrocinadoras do Blog Análise Crítica, de Roberto S. Inagaki
Gold Silver é um dos patrocinadores do Blog Análise Crítica
Hidrosilo é patrocinador do Análise Crítica, blog de negócio de Roberto S. Inagaki
Logo Quimlab Soluções em Química.jpg
3DProcer é patrocinador do Análise Crítica, blog de negócio de Roberto S. Inagaki
bottom of page