• Roberto S Inagaki

Marketing e Vendas: Alô? Alguém?...A promoção

Onde estão aquelas pessoas que treinavam os vendedores de lojas físicas para treinarem os operadores de telemarketing?

Caros leitores do blog Análise Crítica.


É quase certeza (6 sigmas) que todos nós já fomos assediados pelos telemarketings de alguma empresa (telefonia móvel, planos de saúde, planos além vida, cartões de banco etc.).


O que me impressiona é a abordagem e o treinamento (?!) que estas pessoas têm. A minha impressão é que estão lendo um texto muito mal redigido. Meu compadre Lapa sempre diz: basta perguntar o nome da pessoa novamente que é o suficiente para esta se perder completamente na venda.


No meu caso, pedi para dizer quanto a mais eu teria que pagar pela promoção; promoção esta que eu não pedi e não preciso. De modo muito ríspido a pessoa mencionou que teria que dizer todos os benefícios para depois dizer quanto seria o valor adicional a ser pago. Então de modo bastante educado, desliguei o celular na certeza de que semana que vem tem mais.


Não é a primeira vez que escrevo sobre o assunto e nem tenho pretensão de que alguém da área de treinamento destas empresas leiam meu blog. A minha esperança é que algum consultor que tenha a sorte de ser contratado para melhorar os serviços de telemarketing seja uma destas pessoas que tenham recebido no mínimo 10 ligações na semana.


Uma outra dúvida é que os executivos da empresa de telemarketing não façam uso dos produtos e serviços vendidos. Não é possível estes não prestarem atenção na qualidade do serviço prestado.


A culpa não é do operador de telemarketing e sim da alta direção que nunca deve ter lido o livro “A Nova Economia – para a Indústria, o Governo e a Educação” - Deming, e muito menos aplicado.


Faço apenas um pedido para quem estiver lendo este blog: faça o pessoal de telemarketing entender que quem está do outro lado da linha é o cliente. O motivo de existência de qualquer empresa!


Gostou deste post e da proposta do blog? Que tal o Análise Crítica? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre o Análise Crítica, clique aqui. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – LinkedIn.

Patrocinadores:

Qualitas Consultoria é um dos patrocinadores do Blog Análise Crítica
Max Fix é uma das empresas patrocinadoras do Blog Análise Crítica, de Roberto S. Inagaki
Gold Silver é um dos patrocinadores do Blog Análise Crítica
Hidrosilo é patrocinador do Análise Crítica, blog de negócio de Roberto S. Inagaki
Logo Quimlab Soluções em Química.jpg
3DProcer é patrocinador do Análise Crítica, blog de negócio de Roberto S. Inagaki