• Roberto S Inagaki

Comportamento: Globalização, importação e exportação

O brasileiro exportou características boas e importou as ruins.

Comportamento: Globalização, importação e exportação é o post do  Análise Crítica, blog de Roberto S. Inagaki

Caros colegas do blog Análise Crítica, uma coisa é certa: estou ficando velho. Algumas pessoas dizem que a mudança de geração se dá a cada 25 anos, contudo com o avanço da tecnologia outros dizem que a cada 10 anos ocorre esta mudança.


Sendo assim, muitos dos leitores devem conviver cotidianamente com várias gerações ao mesmo tempo, quer seja no ambiente de trabalho, doméstico, escolar, clubes, etc.


Isto faz com que as conversas na sala do café ou nos intervalos de “coffee breaks” levem por vezes a um acaloramento no comportamento dos indivíduos.


Podemos ter em um mesmo ambiente pessoas de 4 ou mais gerações, pessoas que vivenciaram os fatos, ou apenas ouviram (leram talvez) e aquelas que nem sabem onde o galo cantou.


Aproveitei para comentar sobre um estudo que diz que atualmente o Brasil está em 35º no relatório mundial da felicidade. E outro estudo informa que o brasileiro está em 2º lugar em atividade sexual.


Lembro que há muito tempo, mais de 20 anos, comentamos estes mesmos dados em um coffee break, sendo que naquela época o Brasil figurava entre os países mais felizes do mundo e em primeiro na atividade sexual. Conclusão que cheguei é que os mentirosos ainda estão morando aqui.


Falando seriamente, com a globalização, infelizmente exportamos nossa felicidade, éramos conhecidos como um povo acolhedor; gentil; pobre, mas feliz... Em contrapartida importamos bullying, massacre em escola, depressão, vitamina D e principalmente trocamos a roda social pela rede social.


Acho que agora todos têm certeza de que “é” velho...


Gostou deste post e da proposta do blog? Que tal o Análise Crítica? Seja o(a) primeiro(a) a deixar um comentário aqui. Para saber mais sobre o Análise Crítica, clique aqui. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais – LinkedIn.