Acompanhe a estreia do Análise Crítica, o novo blog de Roberto S. Inagaki sobre o mundo dos negócios.
Esta é a mensagem inaugural do Análise Crítica, o blog sobre o universo corporativo que tem como objetivo singelo mudar o Mundo para melhor (sempre disse para meus filhos – sonhar grande custa o mesmo que sonhar pequeno, então sonhem grande, portanto, estou praticando o que digo).
Confesso que escrever nunca foi meu forte, porém com a ajuda de três pessoas isto tem se tornado um desafio prazeroso.
A primeira destas três pessoas é o Fernando Banas (falecido em 2020, ele continua na minha memória insistindo para que eu escreva). O Fernando Banaskiwitz, ou Fernando Banas, ou Fernando Qualidade, ou Fernando Amigo, como muitos o conheciam. Quando ele me convidou para escrever para a coluna “Ponto Crítico” na revista impressa e depois digital fiquei muito honrado. Afinal de contas a Editora é uma referência na América Latina nas questões de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, normas, certificações e consultorias. Certamente o Fernando Banas sempre será lembrado nos meus textos.
A segunda pessoa é o Ricardo Bonacorci, a única pessoa que conheço que é desprovido de celular, acreditem. Estamos escrevendo um livro épico sobre planejamento estratégico. Épico pelo tempo que está demorando para ser lançado. Acho que é uma boa desculpa para que eu e o Bonacorci continuemos a nos comunicar frequentemente. Além do que ele me incentivou a criar este Blog, já que ele não me queria no blog dele, o Bonas Histórias.
A terceira e não menos importante, a minha esposa Patricia. Minha revisora e crítica, crítica e crítica. Há muitos anos ela é a primeira a ler e comentar (criticar) meus textos. O termômetro que mede se o texto está bom ou não é a velocidade com que ela corrige meus textos. Se ela não gosta (ela não diz), porém leva dias para devolver o texto.
Como eu havia dito, o blog Análise Crítica tem o singelo objetivo mudar o Mundo. Porém, como faremos isto?
Através destes anos todos como consultor de empresa, palestrante e instrutor de vários treinamentos, e principalmente pelos inúmeros “coffee breaks” e horas e horas na sala de café de centenas de empresas, poderei expor tudo aquilo que aprendi e que estou aprendendo ainda e assim mudar o mundo para o bem.
Quando eu mencionei “coffee breaks” e salas de café não estou brincando, é onde o mundo corporativo se mostra sem filtros. É nestes locais onde se pode identificar pontos que fizeram a estratégia de uma empresa não dar certo, ou planos de reestruturação que não deram certo, ou até porque a certificação deu errado.
Com muitas das atividades ocorrendo atualmente em “home office”, as salas de café se tornaram virtuais, ou seja, os grupos de “WhatsApp”. Sempre que possível faça parte dele, caso você não seja convidado, comece a se preocupar. Isto equivale a, quando alguém entrava na sala de café e todo mundo ficava quieto ou saia da sala. Se este é você, então comece a ficar preocupado.
Portanto senhoras e senhores, estagiários e afins se preparem para as teorias que muitas das vezes não foram publicadas em teses de mestrado ou doutorado, mas com certeza foram validadas na sala de café e passaram pela banca mais exigente, VOCÊS.
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Calúnia, Roberto! Foi você quem não quis escrever para o Bonas Histórias. Ahahahahaahah. Valeu pela menção. Um dia o nosso livro sai. Um dia.... Abração